
Novas exigências para contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IRPJ CSLL!
Contribuintes que dividiram em quotas o IRPJ ou a CSLL do 4º trimestre de 2024 deverão apresentar a DCTF das quotas até 31 de julho de 2025.
A Receita Federal publicou na última quarta-feira (28/05) a Instrução Normativa RFB nº 2.267/2025, que estabelece novas exigências para contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) referentes ao quarto trimestre de 2024.
De acordo com a norma, esses contribuintes deverão apresentar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD), com o objetivo de informar exclusivamente as quotas dos tributos apurados naquele período.
Declaração deve ser feita com PGD DCTF Mensal
A obrigatoriedade recai sobre a declaração referente ao mês de março de 2025, dentro da pasta “Trimestre Anterior” do sistema. Nos casos em que houver evento especial ocorrido em janeiro ou fevereiro de 2025, a exigência passa a valer para a declaração correspondente ao mês do primeiro evento.
O procedimento segue o padrão adotado nos anos anteriores à implantação do Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) da DCTFWeb, mantendo a mesma forma de prestação de informações via PGD.
Quando a nova versão estará disponível?
Nova versão do PGD estará disponível nos próximos dias
O preenchimento da declaração deve ser realizado exclusivamente por meio da versão 3.8 do PGD DCTF Mensal, que será disponibilizada em breve no site da Receita Federal. O programa estará acessível na página oficial.
O que acontece após a versão 3.8?
Após o lançamento da versão 3.8, todas as DCTFs transmitidas — sejam elas originais sejam retificadoras — deverão ser elaboradas com o novo software, inclusive aquelas referentes a períodos anteriores.
Qual é o prazo final para envio da DCTF?
O prazo final para envio da DCTF das quotas do IRPJ e da CSLL do quarto trimestre de 2024 é 31 de julho de 2025. A Receita Federal informou que não será aplicada multa por atraso no envio desta declaração, mesmo quando o mês de referência da declaração for janeiro, fevereiro ou março.
Impacto para escritórios contábeis e empresas
A atualização reforça a necessidade de organização e atenção dos escritórios contábeis quanto à obrigatoriedade de uso da versão correta do PGD e ao correto preenchimento das informações. A transmissão adequada da DCTF é essencial para manter a regularidade fiscal das empresas.
Caso haja dúvidas sobre o preenchimento ou enquadramento, é recomendável consultar a documentação oficial da Receita Federal ou buscar orientação junto ao contador responsável.
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br
Está sem investir em outros setores da empresa pois as obrigações fiscais estão sugando todo o seu tempo?
Nós resolvemos isso para você!
Conheça o SAAM SERVIÇOS: Soluções fiscais sob medida para sua empresa!
Enquanto você foca no crescimento do seu negócio, nós garantimos a conformidade.
Equipe qualificada, soluções personalizadas para empresas de diferentes setores, garantindo agilidade, precisão e segurança nos processos.
Confira o que fazemos por você:
1 -Auditoria de Arquivos
Análise de SPED Fiscal e Contribuições, identificação de divergências, relatórios detalhados e correções (quando autorizadas).
2 – Junção de Arquivos SPED
Junção de SPED Fiscal, Contribuições e Contábil com total conformidade.
3 – Criação de Obrigações Acessórias
Geração de arquivos personalizados quando o ERP não entrega o necessário.
4 – Auditoria de Inventário
Detecção de furos no estoque e divergências com geração dos registros H005, H010 e K2000.
5 – Relatórios Personalizados
Informações sob medida para decisões e conformidade fiscal.
6 – Serviços Sob Demanda
Análises fiscais personalizadas com estudo de viabilidade sem custo inicial.
Fale com nossa Equipe Comercial e tenha mais segurança e agilidade na sua rotina fiscal!
SAAM AUDITORIA: INOVAÇÃO EM INTELIGÊNCIA FISCAL E CONTÁBIL!
_________________________________________________________
Palavras-chave:
DCTF
MIT
PGD
IRPJ e CSLL
Instrução Normativa nº 2.267/2025