COMPLIANCE FISCAL NÃO É UM MILAGRE, É UM PROCESSO!

Qual o papel da área de COMPLIANCE em uma Empresa?

Desde a aplicação da LGPD em formulários de cadastros de clientes e colaboradores, até a guarda organizada de documentos fiscais eletrônicos, o compliance está presente em todas as áreas de uma empresa.

São algumas das funções do compliance:

→ Analisar a fundo quais são os riscos operacionais da empresa;

→ Gerir os controles internos;

→ Desenvolvimento de projetos para aprimoramento contínuo e cumprimento de normas técnicas;

→ Análise e prevenção de fraudes;

→ Promoção de auditorias periódicas;

→ Gerenciamento e análise das políticas de gestão de funcionários;

→ Elaboração de códigos de conduta e desenvolvimento de planos para a disseminação da função compliance na cultura organizacional;

→ Monitoramento da adequação contábil aos padrões e normas internacionais;

→ Interpretação e aplicação jurídica e constitucional ao dia a dia da empresa.

Como aplicar o compliance fiscal e tributário?

Compliance fiscal e tributário não é um milagre... É UM PROCESSO!

O alto número de atividades que precisam de compliance ou derivam dele pode assustar em um primeiro momento. O importante é não cair na ansiedade de fazer tudo ao mesmo tempo, e ter um ponto de partida para começar a implementar processos em compliance.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar.

1. Mapeamento da situação geral e das operações

O primeiro passo para iniciar os processos de compliance fiscal é realizar um mapeamento da situação geral e das operações, o que inclui:

- processos internos;

- metodologias de trabalho utilizadas;

- políticas de estoques;

- estratégias de gestão de pessoas;

- harmonização contábil;

- técnica de melhoria contínua; entre outros.

Para elencar as prioridades, pode ser usada a Matriz GUT (gravidade x urgência x tendência), levando em consideração sempre o cenário atual e o que pode acontecer se não houver mudanças.

Por exemplo: a sua área fiscal imprime notas fiscais e armazena em um depósito. Isso é um grande problema.

* Primeiro: o DANFE impresso não tem validade jurídica, é preciso armazenar o XML (arquivo digital);

* Segundo: os XML's completos só poderão ser consultados na SEFAZ em um prazo de 30 dias, ou seja, documentos mais antigos não terão serventia, logo, há custos elevados e desnecessários com impressão e armazenagem.

Tudo isso pode resultar em multas e problemas fiscais no futuro, portanto, é um problema muito grave, muito urgente, e irá piorar rapidamente.

2. Planejamento estratégico com objetivos alcançáveis

A partir do mapeamento de pontos de melhoria, é preciso elaborar um planejamento que possibilite alcançar o objetivo proposto.

Por exemplo: um objetivo é garantir a segurança dos XML's para evitar a ocorrência de multas e autuações.

Para alcançar este objetivo, a empresa irá investir em tecnologia de automação do recebimento e guarda dos documentos.

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3. Comunicação com os colaboradores

Um processo de compliance eficiente deve ser de fácil compreensão. A comunicação é essencial em todos os processos de alinhamento de valores e objetivos da empresa. Seus colaboradores precisam saber sobre as ações que estão acontecendo, qual será o impacto nas operações, e principalmente, quais são os ganhos e benefícios destas mudanças.

4. Treinamento

É fundamental criar uma cultura de respeito às políticas internas da empresa, bem como das leis inerentes à sua atividade, mostrando a todos os colaboradores, como essas se aplicam diretamente às suas responsabilidades do cotidiano. Estabeleça um programa de treinamento de conformidade que seja realizado por todos.

5. Integração à cultura da empresa

É preciso lembrar que o compliance não é uma ação isolada ou atividade para se fazer a cada semestre. É cotidiano, por isso, é preciso que a cultura da empresa volte para a melhoria de processos em conformidade fiscal e jurídica.

TECNOLOGIAS A FAVOR DO COMPLIANCE.

Como bem sabemos, a legislação fiscal possui uma grande complexidade que dificulta o trabalho das empresas para manterem-se em conformidade com a lei. Ao mapear os processos, você notará que muitos podem ser automatizados, o que representa um ganho em produtividade, segurança e escala no negócio. Ao contratar softwares de auditoria, é importante verificar sua efetividade e inclusive como sua integração se dá ao ERP utilizado pela organização, para que nenhuma informação se perca.

O SAAM SIMPLIFICA TUDO!

Além do alto nível de excelência apresentado nas auditorias realizadas, o sistema faz integração com os principais ERP's do mercado, sanando possíveis deficiências.

Conclusão:

Estar em compliance fiscal e tributário é uma tarefa importante para qualquer empresa, se tornando uma necessidade tendo em vista a legislação e até mesmo a competitividade do mercado. A boa notícia é QUE VOCÊ NÃO PRECISA FAZER ISSO SOZINHO.

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Matéria por: Tatiane Oliveira.

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