A legislação está aí, e o empresário precisa ficar muito atento e seguir as regras impostas para manter-se no ambiente legal de operações.
A DIEF é um tipo de exigência legal que não cabe ser colocada como desconhecida ou ignorada.
Vamos falar um pouco sobre ela?
O QUE É A DIEF?
DIEF é o documento eletrônico, que permite a declaração dos dados da movimentação de mercadorias e/ou prestação de serviços, sujeitas ou não à incidência de imposto, promovidas por contribuintes inscritos no cadastrado da SEFA - PA.
É obrigatória para contribuintes do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, inclusive os que realizarem operações e prestações com imunidade ou isenção do ICMS, quando inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS deste Estado e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda.
Prazo de entrega:
A DIEF é uma obrigação mensal, sendo que sua transmissão deve ser feita até o dia 10 do mês subseqüente ao de referência.
Quem deve declarar?
Todas as empresa contribuintes do ICMS.
Se sua empresa está estabelecida no Pará, saiba que o SAAM faz a geração de sua DIEF.
Através da rotina 7.7.8 V1, ele gera a DIEF a partir do seu SPED Fiscal, de forma muito objetiva e precisa, apontando inclusive os erros.
Para tanto, é preciso que o SPED esteja validado. É claro, que se esse SPED for gerado, validado e corrigido com o próprio SAAM, antes da geração da DIEF, possivelmente você não terá nenhum tipo de problema, uma vez que o sistema, audita, cruza os dados e faz a correção automaticamente antes do envio das informações.
Para facilitar o entendimento, temos em nosso canal do YouTube um TUTORIAL COMPLETO, explicando tudo sobre essa obrigação e mostrando o passo da Geração da DIEF - PA a partir do SPED Fiscal. Vale a pena conferir!
As obrigações tributárias são responsabilidades que envolvem tanto o departamento pessoal quanto o financeiro das empresas.
Para gerenciá-las com eficiência é preciso organização, conhecimento da legislação e ferramentas que otimizem o processo, Com o SAAM!
Ao se manter em dia com a tributação, a organização garante uma boa reputação entre as autoridades fiscalizadoras, colaboradores e clientes. Além do mais, evita problemas judiciais e multas.